domingo, 17 de julho de 2011

Flacidez do Glúteo e Cuidados Especiais







Razões
A flacidez refere-se ao estado mobilizado, frouxo ou lânguido do tecido. Ela pode ser muscular ou cutânea. Quanto à flacidez muscular, um dos fatores que a ocasionam e a falta de exercícios físicos, pois quando os músculos não são solicitados adequadamente, suas fibras atrofiam-se. O sedentarismo é considerado um dos fatores mais freqüentes para o seu aparecimento, seguido pela perda da massa muscular e aumento de depósito gorduroso. Esses processos são decorrentes do envelhecimento fisiológico, que tem seu início por volta dos 30 anos.
Quanto à flacidez tissular, percebe-se que a maior incidência de casos é na mulher, devido a fatores hormonais e à gestação.
Porém outros fatores, como o excesso de sol (fotoenvelhecimento), sedentarismo, alimentação inadequada e efeito sanfona, contribuem para o aparecimento da flacidez cutânea.
O glúteo máximo e os músculos posteriores da coxa são músculos posturais e, por isso, tônicos. Eles são responsáveis pela manutenção da postura corporal e agem contra a tendência flexora do corpo (devido o centro do eixo de gravidade). Indivíduos que permanecem muitas horas sentados e não praticam atividades físicas adquirem flacidez muscular, que podem vir acompanhada de flacidez cutânea.
Outro fator que ocasiona esse processo é o aumento do tecido gorduroso em detrimento da massa muscular. O tecido adiposo, por ser de preenchimento, aumenta o volume para minimizar o trauma mecânico (passar horas sentada) e o músculo flácido facilita a deposição de gordura.
Maus hábitos alimentares, que geralmente vêm acompanhados de acúmulo de gordura, provocam a perda de manto hidrolipídico, que é responsável pela nutrição da pele, interferindo no processo do aparecimento da flacidez cutânea.
Dentre os fatores que ocasionam a flacidez, destacamos: quadril retrovertido, predisposição genética, idade, maus hábitos alimentares e vestuário inadequado, que dificulta a circulação sangüínea e linfática.
A não eliminação das toxinas altera o pH do tecido e facilita o aparecimento da celulite. Além disso, há o problema do trauma mecânico, que deforma a silhueta devido à compactação do tecido adiposo (fibrose) abaixo da roupa. A ocupação inadequada deste nos locais onde encontra espaço para sua acomodação forma a "gordura localizada”.


Alinhamento Postural
Podemos afirmar que o formato do glúteo depende também do alinhamento da perna, pois a forma de caminhar (marchar) e a posição do fêmur em relação ao joelho é que determinam como o glúteo é recrutado (contração muscular) para realizar a caminhada. Dependendo da realização desse processo, a flacidez muscular é adquirida.
Através do teste abaixo, descubra qual flacidez predomina em sua cliente:
1- Facidez Dérmica: com os dedos polegar e indicador em forma de pinça, aperte e estique o bumbum. Se quando soltar a pele voltar ao normal e ficar esticada, não há flacidez dérmica. Mas se demorar a normalizar, a flacidez está presente.
2- Flacidez Muscular: contraia a musculatura da área. Se o músculo apresentar mobilidade e contornos não definidos, isso é sinal de flacidez.


Cuidando do seu bumbum

Tratamento Preventivo
Como tratamento preventivo, é necessário que seja mantido o fortalecimento muscular. Isso pode ser facilmente resolvido com o uso de correntes de média freqüência (corrente russa), pois ela tem a capacidade de realizar uma contração muscular vigorosa, ativando mais unidades motoras para esse processo.
A corrente russa também é indicada para combater e melhorar a flacidez já instalada. Como sabemos, essa modalidade de corrente consegue gerar tanto o fortalecimento muscular, quanto o aumento do trofismo muscular, determinando, assim, a reversão do quadro.
Contudo, é importante salientar que para isso ocorrer, necessitamos lembrar que o glúteo máximo tem como função muscular a extensão do quadril. E devido à disposição de suas fibras musculares, este possui também um comportamento abdutor. Por isso é fundamental que a disposição dos eletrodos seja feita corretamente e de preferência acompanhada por um movimento extensor e abdutor. Dessa forma, precisamos de uma divisão de grupos entre os glúteos da direita e da esquerda quando utilizamos a corrente russa acompanhada de contração muscular voluntária.
Para conseguirmos uma satisfação estética adequada quanto à forma e comportamento dos glúteos que estão flácidos e com distribuição inadequada do tecido adiposo, devemos indicar o uso de outros recursos, como o ultra-som (US) e a endodermologia.

O US é indicado para a descompactação da gordura fibrosada. Por isso deve ser usado na forma contínua, numa freqüência de 3 MHz com potência superior a 10 w/cm2 e durante um tempo adequado para a área. O efeito térmico do US proporcionará uma maior maleabilidade do tecido fibrosado.
Já a endermologia, que também deve ser usada no modo contínuo, com uma pressão negativa entre 180 e 220 mmHZ, facilitará a distribuição adequada do tecido adiposo, permitindo, assim, a melhora do contorno corporal e a suavização da textura do tecido.  

Efeitos Fisiológicos do Tratamento- Aumento da vascularização;
- Melhora do tecido conjuntivo devido à eliminação dos detritos toxímicos;
- Melhora do aporte de enzimas e nutrientes na corrente sangüínea;
- Melhora da circulação linfática, eliminando as toxinas acumuladas nas células responsáveis por reações inestéticas;
- Aumento de flexibilidade Tissular;
- Tonificação e fortalecimento muscular.

Aspereza no bumbum - O que Fazer?
A tão indesejável aspereza no bumbum é caracterizada pela presença de linhas endurecidas, chamadas de queratose pilar. Ou seja, o espessamento do poro pode ser tratado, tornando aquele bumbum lisinho.
O primeiro passo é recuperar a pele áspera com sessões semanais programadas de esfoliações e aplicações de ácidos com técnicas habilidosas associadas com hidratações. Eliminaremos células mortas, removendo a aspereza da superfície do bumbum e devolvendo a maciez.
Caso sejam observadas bolinhas avermelhadas que infeccionam como as espinhas, trata-se de "Foliculite". A foliculite caracteriza-se pela contaminação dos poros por bactérias que se alojam na pele. Neste caso, a consulta ao dermatologista e aconselhável.


Informações Necessárias para a Avaliação - Celulite
Diagnostico: 80% das mulheres têm celulite no bumbum em idade adulta ou na adolescência. Ela se aloja preferencialmente na metade inferior.

Causas:
 Predisposição genética, deficiência de circulação, uso de anticoncepcionais, uso de roupas apertadas, alterações hormonais, tabagismo, excesso de peso, sedentarismo, falta de exercícios localizados.

Sugestões de tratamento em cabine
- Eletroestimulação;
- Microcorrentes;
- Ultra-som;
- Endermologia.


Informações Necessárias para a Avaliação - Estrias
Diagnóstico: Aproximadamente 40% das mulheres têm estrias nessa região.

Causas: 
Predisposição genética e efeito sanfona (aumento de peso acentuado seguido de emagrecimento) na puberdade com rápido crescimento.


Sugestões de Tratamento em Cabine
 

- Microcorrentes;
- Mesolifiting;
- Dermobrasão com canetas diamantadas;
- Peeling Ultrassônico.




Informações Necessárias para a Avaliação - Hipotonia Muscular
Diagnóstico: Muito precocemente, 60% das mulheres possuem flacidez muscular.
Causas: A diminuição das fibras de colágeno e elastina faz com que a mulher perca a sinuosidade das formas dos glúteos mais cedo, assim como o tônus muscular e tissular.


Sugestões de Tratamento em Cabine 
- Eletroestimulação de baixa e média freqüência (corrente russa).


Informações Necessárias para a Avaliação – Hipotonia Dérmica
Diagnóstico: 20% das mulheres apresentam flacidez tissular

Causas: 
Hereditariedade. Pessoas claras e de olhos claros têm mais predisposição. A alimentação e a idade também contribuem para o surgimento.



Sugestões de Tratamento em Cabine
- Microcorrentes;
- Iontoforese;
- Dermotonificação;
- Criotermólise.

Informações Necessárias para a Avaliação - Adiposidade

Diagnóstico: 50% das mulheres têm. A camada de gordura do bumbum feminino é maior do que o masculino. Observamos que no tipo ginóide acentua-se mais, pois a gordura tende a se localizar nos quadris.


Sugestões de Tratamento em Cabine
- Ultra-som;
- Endermologia;
- Eletrolipo redução;
- Termolipólise;
- Criotermólise.

Informações Necessárias para a Avaliação - Aderências ou Retrações
Diagnóstico: 80% das mulheres apresentam essas “covinhas” quando contraem o glúteo. Essas tão desagradáveis “covinhas” são muitas vezes confundidas com celulite. As fascias que envolvem os músculos impedem o seu relaxamento, formando as aderências.

Sugestões de Tratamento em Cabine
- Ultra-som;
- Endermologia;
- Peeling Ultrassônico.

Nenhum comentário: