domingo, 10 de abril de 2011

Problemas do acne começas no intestino

Quem sofre com espinhas deve começar a prestar atenção ao bom funcionamento do intestino.


A prisão de ventre, ocasionada pela má alimentação, pode ser a origem de problemas de pele, alterações de humor, falta de vitalidade e até excesso de peso.


"A pele e o sistema digestivo têm a mesma origem embrionária, demonstrando a relação entre a estética, a dieta e o bom funcionamento intestinal. Quando os intestinos não funcionam todos os dias, toxinas são liberadas ao organismo, principalmente para fígado, rins e pele, favorecendo o aparecimento de espinhas, celulite, alergias de pele e rugas", diz o clínico-geral Tiago Almeida, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em colonterapia.

Sendo assim, aquele mito de que "chocolate causa espinha" tem um fundo de verdade. "Assim como carne vermelha, doces e farinhas refinados e produtos industrializados, o chocolate contribui para sobrecarregar o fígado e o intestino", diz Almeida. Esses alimentos aumentam a permeabilidade intestinal, fazendo com que corpos estranhos e nocivos, como as toxinas, passem à corrente sanguínea. Em adolescentes, o problema é pior porque, além das alterações hormonais comuns à idade, cresce o hábito de se trocar refeições sadias por lanches e salgadinhos.
Por conta disso, os médicos estão aliando tratamentos dermatológicos e hormonais à reeducação alimentar e à limpeza intestinal. "Os resultados são melhores quando se presta atenção ao funcionamento do organismo como um todo. Tanto que a colonterapia é comumente utilizada na Europa como coadjuvante de procedimentos estéticos, como peelings e hidrolipoaspirações", aponta o dr. Almeida. A colonterapia é um processo de limpeza do intestino grosso, por meio de irrigação de água.

SETE CONSELHOS PRÁTICOS:

Acostume-se a beber de dois a quatro litros de água por dia. Deixe uma garrafa de meio litro sobre a mesa de trabalho e outra dentro do carro. Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária. Elas garantem quantidades mínimas de vitaminas, fibras e minerais que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer. Dê preferência a um almoço vegetariano, com saladas, legumes e arroz integral, evitando a carne vermelha. O jantar deve ser a refeição mais leve do dia, de preferência 3 horas antes de dormir. Para mulheres que querem prevenir celulite, é bom esfregar uma bucha vegetal a seco na pele, suavemente, antes do banho. Faça o exercício por 3 a 5 minutos, em todo o corpo, menos no rosto. O efeito esfoliante retira as células mortas e ajuda na desintoxicação. Pratique alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, mesmo que apenas uma caminhada. Faça um programa de desintoxicação anual com limpeza intestinal, para dar um "descanso" ao fígado, ao rim, ao intestino e à pele.

Fonte: Tiago Almeida e Solange Menta, médicos especializados em colonterapia e autores do livro "Colonterapia - Reeducação Alimentar, Desintoxicação, Rejuvenescimento" (Editora Gran Sol).


Artigo nº 13
Por BelezaEstetica.com

  

Nenhum comentário: