domingo, 10 de abril de 2011

Candidíase: Uma infecção oportunista

Aquela coceirinha forte que quase toda mulher tem ou já teve, pode não ser assim tão inocente...


Causada pelo fungo oportunista de nome Candida sp, a Candidíase se aproveita de indivíduos imunodeprimidos (com baixa imunidade) para se manifestar. De acordo com a Drª. Elise Nakabayashi, ginecologista do Hospital e Maternidade São Camilo Ipiranga, ela atinge principalmente as mucosas como boca, estômago, vagina, etc.
A Candidíase vaginal é uma das mais freqüentes e se manifesta pelo aparecimento de corrimento líquido com placas brancas ou esverdeadas de odor fétido, acompanhado de prurido (coceira) local e às vezes causando fissuras. "Estas placas podem estar aderidas à mucosa tanto externa quanto interna", diz a médica.

 
Embora seja totalmente tratável, a Candidíase vaginal pode ser transmitida ao parceiro na relação sexual. "O parceiro pode apresentar prurido peniano e, em alguns casos, lesões vesiculares (bolhas)", afirma a médica. A infecção pode ocorrer em todas as faixas etárias e em gestantes. A Candidíase pode indicar também outras doenças. Mulheres diabéticas, por exemplo, sofrem com a infecção quando há aumento do nível glicêmico, o que propicia um meio de cultura para os fungos. Já as mulheres portadoras do vírus HIV podem apresentar incidência maior de Candidíase devido à baixa imunidade causada pela doença.


RecidivaO que mais preocupa as mulheres, segundo a Drª. Elise, é a recidiva, ou seja, quando os sintomas da Candidíase voltam a aparecer mesmo após o tratamento. Isto pode ocorrer por diversos motivos:

- Tratamento interrompido ou realizado de forma errada;
- Mulheres que apresentaram infecção e tiveram de fazer uso de antibióticos;
- Uso de corticóides por tempo prolongado.

Etiologia sazonal: um clima quente e chuvoso torna a vagina mais quente e úmida causando proliferação dos fungos, período pré-menstrual, quando ocorre discreto declínio da imunidade no organismo.
Stress emocional causando pela alimentação deficiente, insônia e desgaste físico e mental,
Uso de vestimentas apertadas e de material sintético como nylon deixam a vagina abafada e úmida.

Tratamento
: o tratamento para combater a infecção consiste em medicamentos de ação sistêmica (comprimido via oral) e de ação local (cremes vaginais). Nos casos em que o tratamento não teve resposta satisfatória, deve-se adotar medicação de amplo espectro. "O parceiro também deve receber tratamento para evitar recidiva", afirma a médica.

Fonte: Hospital e Maternidade São Camilo

Artigo nº 42
Por BelezaEstetica.com

 

 

Nenhum comentário: