sexta-feira, 22 de abril de 2011

Obesidade provoca câncer de mama


O excesso de peso não é apenas um problema de estética. No caso das mulheres, a obesidade está diretamente relacionada ao câncer de mama. Segundo Mauricio Cariello, médico mastologista do Hospital da Base de Brasília, as mulheres que estão entre 10 e 15 kg acima do peso correm mais risco de adquirir a doença.

A gordura produz mais estrogênio, o hormônio feminino, e reaproveita o que o organismo da mulher já produziu. É essa exposição excessiva aos hormônios que causa o câncer. Por isso, as mulheres que usam por mais de 10 anos, continuamente, anticoncepcionais, estão mais propensas a ter câncer de mama, como também as que tem alimentação gordurosa. De acordo com o mastologista, o estresse também é um dos grandes causadores de câncer, principalmente na mulher.

O Ministério da Saúde considera que o câncer de mama é diagnosticado muito tarde em cerca de 60% dos casos registrados. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, uma das principais causas de morte da população feminina é o câncer de mama. Entre 1995 e 1999, essa doença foi responsável por 15,55% das mortes de câncer.

No mundo, o câncer de mama esta entre as primeiras causas de morte por câncer em mulheres. Ate hoje, não existem medidas de prevenção primária para a doença. Ainda segundo o Inca, entre 1979 e 1999, observou-se um aumento importante no número total de casos de câncer e nas mortes por essa causa. Entre as mulheres, o aumento foi de 14,72% (www.inca.gov.br).

Segundo os especialistas, o diagnostico precoce é o ideal para evitar que o câncer de mama cause ainda mais mortes. Para isso, os médicos recomendam que se faca a primeira mamografia e ecografia aos 35 anos. Entre 40 e 50 anos de idade deve-se fazer o exame no mínimo, a cada dois anos.


Fonte: Folha Online 
Compilado por: Airton Rien 
Colaboracao: Dr. Jefferson Shimazaki
Edicao de 12/03/2004


Nenhum comentário: