domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dicas para combater o stress


Detalhes que você pode mudar em sua rotina em prol de uma vida mais equilibrada


Por Leda Sangiorgio

1- Escreva! · 60% a 90% dos processos de cura de doenças e do controle do estresse estão ligados à mente. Escrever aquilo que incomoda pode ajudar. Por meio da escrita é possível identificar os fatores estressantes.

2- Mude sua rotina! · O trânsito diário tira você do sério? Talvez a única solução seja experimentar outros horários. Não adianta lutar contra o imutável. As cidades não terão redução dos congestionamentos.

3- Administre seu tempo!· Faça uma avaliação séria e crítica sobre a rotina de trabalho. Faça uma conta simples: some as horas passadas no trabalho com aquelas de sono. Subtraia das horas do dia. O que sobrou é o seu tempo. Será que está reduzido demais? Tem gente que precisa agendar tudo. Até os momentos consigo mesmo. · Acrescentar na agenda o horário para descansar, relaxar ou ir ao cinema faz parte de um processo de organização interna também. 

4- Relaxe!· A prática regular de alguma técnica de relaxamento tem efeitos profundos no sistema imunológico, além de ajudar a baixar a pressão arterial e a reduzir níveis altos de colesterol. 

Dicas para relaxar: 

Atividades de relaxamento como a yoga, a meditação, o tai chi chuan, entre outros, podem contribuir para o equilíbrio da mente e do corpo. Assistir um pouco de tevê ou tirar uma soneca podem não ter o mesmo efeito do que vinte minutos de meditação, por exemplo. O relaxamento ajuda o organismo a voltar ao normal, depois de um dia de agitação. Dá para reduzir a tensão por meio do relaxamento muscular progressivo. 

  • Posicione-se confortavelmente. Feche os olhos ou se concentre num espaço vazio à sua frente. 
  • Conte mentalmente três respirações. 
  • Cada vez que expirar, conte a respiração até atingir três. 
  • Concentre-se em contrair e relaxar os diversos músculos do corpo. 
  • Respire e relaxe, sempre. 
  • Aprenda, assim, a observar a diferença entre tensão e relaxamento.
  • Inicie contraindo os músculos da testa e gradualmente trabalhe até os dedos dos pés. 
  • Ao terminar, perceba cada músculo do corpo, deixando que se tornem mais macios e soltos. Ao respirar fundo, permita que o expirar e inspirar se mantenha de maneira profunda e rítmica, relaxando cada vez mais.
  • Colocar um CD, sentar numa poltrona e deixar o som entrar por cada poro pode ser bem relaxante. A música afeta diversos sentidos, além do auditivo. 
  • Estudos científicos demonstram que a música pode ajudar de maneiras diferentes - relaxando os músculos, diminuindo a sensibilidade a dor e diluindo emoções negativas.


Nenhum comentário: